quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Dorme bebé, dorme

Cá por casa muito se sofreu (e se vai sofrendo) pelo sono, ou melhor, a sua falta.

Começou logo no dia 1 e a tortura prolongou-se até aos quase dois meses, altura em que descobri por milagre numa conversa de FB às 2h da manhã, o verdadeiramente milagroso Miracle Blanket. Um cobertor, ou melhor, um lençol que os deixa assim aconchegadinhos (para não dizer enfaixados).


Este não é o meu pimpolho, até porque o dele era branco com bordo rosa... sim, era o único que havia à venda aqui por perto e não se esperavam mais num prazo de 10 dias!! Impossível, com a arma ali à mão, não podia resistir. Paciência com as cores! 
Atenção que as perninhas ficam soltas, dentro de uma bolsinha ou fora de tudo quando está calor. O aconhego é só nos bracinhos. 

Mas a verdade é que funciona mesmo! No espaço de uma semana dormia 8h seguidas! Na caminha dele!!! (E não no meu colo). E eu... primeiro acordava espontaneamente para ver se respirava, depois...habituei-me! E dormia que nem uma santa.


O problema é que é difícil arranjar assim, digamos do pé para a mão, só no ebay ou amazon, mas.............................. e não é que descobri há uns dias que existe uma coisa semelhante da Laranjinha?!


Não conheço, mas vale a pena tentar!

O princípio já é antigo, dizem que em algumas culturas se pratica o swaddling há centenas de anos. E pode-se fazer uma versão caseira... há muitos vídeos que explicam, como por exemplo este. Não esquecer que tem de ser um pano grandinho e que deixe a pele respirar.

Continuando a história,
Aos 5 meses começou a mexer-se muito e a virar-se durante o sono e de qualquer forma já não era recomendado usar nessas idades e tivémos que deixar o milagre. Ainda dormiu uns tempos bem e depois... a tortura! Bem, eram só 8-10 vezes por noite! Socorro! E já trabalhávamos os dois!!

Livros, li-os (quase) todos, Mário Cordeiro, Tracy Hogg, Método Estivill (qe não consigo concordar) e por aí fora... Ajudaram-me, um pouco...
Depois tive a sorte de uma pessoa já antes muito querida para mim (imaginem depois), me contar da Conselheira de bebés. Não fizémos o plano todo, mas ainda assim os resultados da orientação foram impressionantes. Deu-nos conselhos preciosos e corrigiu-nos erros cruciais como o de não ter rotinas bem estabelecidas. Os bebés precisam de estrutura.

Long story short, desde lá temos períodos óptimos de 01 vez por noite e períodos que parecem saídos de uma história de terror (sobretudo em alturas de stress, como entrada para a creche ou doença). De dia um anjinho, de noite um diabinho. 


Outra ajuda que consideramos indispensável há muito tempo são os sacos-cama com alças. Ninguém se preocupa se está destapado (porque não está). Existem vários tipos disponíveis: quentes, frios, com mangas, com mangas amovíveis, sem mangas... De qualquer forma pode-se sempre ajustar a quantidade de roupa/pijama de acordo com a temperatura do quarto. Cá em casa temos uma colecção deles! E adoramos! 

Estes são um de primavera da Primark e um de inverno da C&A. Mas também os temos da La Redoute. E também se encontram em muitos outros sítios, como a Zippy e Prénatal. 

O problema é que já não os há para pimpolhos de quase 2 anos... Há uns dias descobrimos esta nova opção da Prénatal que até ver não está a correr mal. 


É um saco cama cuja parte de baixo é um lençol ajustável ao colchão. Ou seja, a cama faz-se só com uma peça que tem lençol de baixo e edredão ligado através de fecho por cima. Ainda por cima tem um Miau e é giro!


Cá ficam as nossas dicas...espero que ajudem!
Podem sempre usar estas ideias para prendas de Natal! Eu agradeceria!

Sem comentários:

Enviar um comentário